O Gojira confirmou oficialmente que seu próximo álbum de estúdio será lançado em 2026. A notícia foi revelada pelo baterista Mario Duplantier durante o Bloodstock Open Air, no Reino Unido. O sucessor de Fortitude (2021) já está em fase de gravação, após anos de desenvolvimento.
“Já gravamos baterias, guitarras e baixos”, contou Duplantier em entrevista ao Bloodstock TV. “Levou muito tempo, mas precisávamos disso para garantir que todos estivéssemos na mesma sintonia. O que o Gojira vai apresentar precisa ser forte o suficiente. Não temos mais a pressão de uma banda jovem — estamos juntos há 30 anos —, mas é fundamental trazer algo fresco, novo e poderoso.”
Em conversa com o jornal Le Parisien, o músico revelou que o álbum está “quase finalizado” e que o som resgata a essência do grupo:
“Estamos voltando a grandes riffs de guitarra e a um som mais metal, mas também mais moderno. Ainda faltam duas músicas para finalizar. Pensamos tanto sobre cada detalhe que quase nos perdemos, mas isso faz parte. É mais difícil conciliar nossos gostos hoje do que quando tínhamos 20 anos.”
O lançamento de Fortitude, em 2021, marcou uma ascensão histórica para o quarteto francês. Desde então, o Gojira se tornou a primeira banda de metal a se apresentar em uma cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, conquista que lhes rendeu um GRAMMY. Além disso, o grupo excursionou com o Korn, está prestes a se unir ao Metallica em turnê e participou do show de despedida Back To The Beginning, de Ozzy Osbourne e Black Sabbath.
Com um legado consolidado e uma nova era a caminho, o Gojira prepara um álbum que promete unir peso, modernidade e intensidade. Como brincou um fã nas redes sociais: “Me deem um From Mars To Sirius 2: F** You, This Is Even Heavier.”*