No último domingo (03/08), aconteceu a 7ª edição do Vegan Straight-Edge Fest no Estúdio Rock Together, na zona norte da cidade de São Paulo. Evento este que já vem se tornando recorrente na capital paulista, trazendo bandas que de alguma forma tem relações tanto com o veganismo quanto com o straight-edge, seja na postura da banda, em suas letras ou como indivíduos.
Nesta edição do fest, contamos com 4 bandas + bate papo.

Degeneração
Abrindo o evento tivemos a banda Degeneração, um power trio tocando punk rock simples e direto ao ponto. Com letras cheias de críticas sociais e com uma sonoridade característica do punk rock brasileiro.
“(…) formada em 2020, para denunciar as opressões do sistema patriarcal e capitalista, que foram ampliadas e escancaradas numa pandemia incalculável e paralisante para quem não detém o poder. No final de 2021, a banda lançou seu primeiro EP intitulado Insurgência, com 5 faixas de curta duração e poucos acordes, que identifica a ideologia de seus, integrantes, que se encontraram nas lutas sociais para fazer música. Lançou seu segundo EP intitulado Filme da Miséria, no final de 2023.” *
*informações tiradas da página do evento
Redes Sociais
https://www.instagram.com/degeneracaohc/

Tempos de Morte
A próxima banda a se apresentar no Vegan Straight-Edge Fest foi o Tempos de Morte, diretamente de Itapetininga no interior de São Paulo. De longe foi a banda mais diferente da noite, com uma sonoridade que mistura punk rock, post-punk e muitos efeitos e modulações, trouxeram um clima dark pro ambiente do Rock Together pra galera gótica não botar defeito.
“A decadência humana em seu ápice nos leva a degustar as mais mórbidas formas de
morte. A realidade que se experimenta nesta era é a sobreposição do ódio ao amor.
Aliado a isso o apoio divino, em que tudo se justifica e se honra.
Não há esperança!! São Tempos de Morte!!! Desgraças, humilhações, crueldades e
violações…
Banda Tempos de Morte foi formada em Dezembro de 2014, o nome teve como referência
obra “Les temps mort’ do desenhista francês “René Laloux.” Com o intuito de reunir amigos e de fazer músicas com influências de post-punk e death rock.” *
*informações tiradas da página do evento
Redes Sociais
https://www.instagram.com/temposdemorte/

Bate papo: “Mulheres no underground.”
Com o tema “Mulheres no underground : apagamentos, sobrecargas, espaços coletivos de luta contra o patriarcado” – começou o bate papo com as convidadas do coletivo m.a.na.s após a apresentação do Tempos de Morte.
Depois da apresentação do trabalho de acolhimento que o coletivo realiza na zona leste da capital paulista, se baseando em atividades e encontros com as mulheres da região, que aliás poderão ficar por dentro e obter mais informações através da página do coletivo no Instagram (linka abaixo), elas trouxeram bastante questionamentos e reflexões para quem estava presente, que por sua vez também contribuíram com o debate, compartilhando vivências e experiências como mulheres no meio underground da cena hardcore/punk de São Paulo.
Redes Sociais
https://www.instagram.com/m.a.na.s/

We Are The Resistence
Na sequência, foi a vez do We Are The Resistence, banda que veio de Brasília para se apresentar no fest, sendo esta a primeira vez deles em São Paulo. Tocando um hardcore com influências claras da vertente mais melódica do estilo, porém com um temperinho mais moderno no seu som. Fizeram uma apresentação enérgica para os presentes, que vez e outra viam pedaços das baquetas voando durante a performance do grupo. É uma banda pra ficar de olho, que voltem mais vezes.
“A banda We Are The Resistance, formada em 2012, nasceu da vontade de tocar Hardcore e estar entre amigos. WATR é o reflexo de uma amizade sólida que busca na música uma expressão do que temos entre nós e a vontade de compartilhar com todos que estejam interessados em ouvir. (…)
Com quatro EP’s lançados (três em plataformas digitais), é possível perceber a natureza visceral em cada elemento que o grupo traz, desde as artes conceituais até o último verso. Em 2025 lançam o quinto EP com cinco músicas intitulado “WE ARE THE SAME WAY, WE ARE THE SAME HEART”, reforçando a ideia de que a autogestão, a ruptura total dos padrões e o inconformismo sem medo do status quo é a forma de produzir um mundo melhor. (…) ” *
*informações tiradas da página do evento
Redes Sociais
https://www.instagram.com/wearetheresistanceband/

Contra o Céu
Fechando a noite, tivemos o Contra o Céu, banda da casa, literalmente. Pois a banda ensaia lá no Rock Together mesmo, que pra quem não conhece, é um estúdio com algumas salas para ensaio (o evento aconteceu na maior sala de ensaio deles). Bem a vontade com o ambiente, a banda, que assim como a anterior, faz um hardcore melódico com direito a um cover do Husker Du em seu repertório, executou suas músicas em alto e bom som, mostrando um bom entrosamento entre si. Podia-se perceber as pessoas ao redor cantando as músicas junto, o que deixou a apresentação deles ainda mais legal.
“Contra o Céu é uma banda de punk rock melódico originada na cena efervescente de São Paulo fundada em 2024.
Incorpora fortes influências de hardcore/punk e elementos de post- hardcore. Possui um tom mais emotivo e introspectivo nas letras, somado a um vocal enérgico e, em alguns momentos furioso, entregando linhas vocais de uma maneira que mistura vulnerabilidade com uma dose de agressividade.
É formada por membros das bandas Good Intentions, ANGVSTIA, Estilhaço e Nada Violence. Alguns membros passaram por bandas como Dance of Days, Ludovic, Live For This, Dress the wounds, uncage e Direction.” *
*informações tiradas da página do evento
Redes Sociais
https://www.instagram.com/contraoceu/
Considerações finais
Esta foi a 7ª Edição do Vegan Straight-Edge Fest, deixo aqui minha singela resenha e espero que possa ter contribuído um pouco para o evento, que além das bandas e da palestra, ainda teve a presença da Caustic Records e da Noisefeto Distro com suas banquinhas, além dos salgados e bolos de pote da Tia Selma da Toya Vegan, que eu não poderia deixar de mencionar! Ainda mais em um evento vegano. Inclusive faço propaganda da coxinha de jaca, fica a dica 😉
Cartaz por
https://www.instagram.com/xclausvgtn/
Tia Selma
https://www.instagram.com/toyavegan/
Expositores
https://www.instagram.com/noisefetodistro/
https://www.instagram.com/causticrecs/