No dia 6 de maio, o novo e impactante documentário “Within Temptation: The Invisible Force” estreará exclusivamente no YouTube.
O filme oferece um olhar íntimo e emocional sobre a vida da banda holandesa de metal sinfônico WITHIN TEMPTATION em um momento decisivo tanto para sua carreira quanto para o mundo.
“Within Temptation: The Invisible Force” acompanha os fundadores Sharon Den Adel e Robert Westerholt à medida que se envolvem cada vez mais com a guerra na Ucrânia. O que começa como um sentimento de solidariedade distante logo evolui para uma ação direta — no palco e além dele.
Determinada a ir além das letras para apoiar a causa ucraniana, Sharon viaja até Kyiv para conhecer fãs e levar uma mensagem de esperança por meio de um show especial realizado no coração de uma zona de guerra. Durante sua visita, ela conhece a BLIND8 — uma jovem banda ucraniana com um som cru e poderoso — e os convida para participar da próxima turnê europeia do Within Temptation. Mas participar da turnê se mostra um desafio: os membros da BLIND8 podem ser convocados ao serviço militar obrigatório, e deixar o país é incerto.
O documentário revela como a guerra não afeta apenas quem vive na Ucrânia, mas também transforma o compasso criativo e moral de artistas ao redor do mundo. Até onde uma banda pode ir para viver seus ideais? E o que acontece quando a música se transforma em ativismo?
“Within Temptation: The Invisible Force” é uma história comovente sobre coragem, música e a força invisível — porém poderosa — que conecta as pessoas em tempos de guerra.
No outono de 2023, o WITHIN TEMPTATION co-patrocinou a campanha de arrecadação de fundos Ukraine Aid Operations, voltada para os Fuzileiros Ucranianos. A banda doou 6 mil euros para 30 patches, que foram embalados junto com uma edição limitada de seu álbum mais recente, “Bleed Out”.
Quase um ano atrás, Den Adel conversou com o Metal Musikast sobre o videoclipe da banda para o single “A Fool’s Parade”, com participação do produtor e vocalista ucraniano Alex Yarmak. Gravado nas ruas de Kyiv com o renomado diretor de vídeo ucraniano Indy Hait, o clipe mostra Sharon em marcos importantes da Ucrânia. Questionada sobre como foi gravar um videoclipe na capital de um país em guerra, Den Adel disse:
“Bem, eu nunca tive medo de ir para lá, porque, na minha opinião, estava em boas mãos. Recebemos ajuda para fazer esse vídeo e organizar tudo o que queríamos em Kyiv por meio da organização chamada Music Saves Ukraine. Eles nos informaram sobre o aplicativo que você precisa ter. Por exemplo, se você vai para Kyiv — o que fizemos de trem noturno saindo da Polônia, já que não há voos comerciais de Amsterdã para Kyiv —, você precisa baixar um app de alertas aéreos, porque todos na Ucrânia usam. Com ele, você pode selecionar a região onde está, e qualquer drone ou avião perigoso entrando, como os MiGs que carregam bombas supersônicas, aparece no app, mostrando qual é o perigo e quanto tempo você tem para ir para um abrigo. E há abrigos por toda parte, até no hotel em que fiquei. Uma vez, tivemos que ir para baixo de uma estação de metrô porque havia um MiG a caminho. Às vezes ele está armado com bomba, às vezes não. Às vezes é apenas para reconhecimento, para preparar o próximo ataque. Dessa vez, felizmente, ele não carregava bomba supersônica, o que foi bom para nós, porque uma bomba dessas pode devastar uma área inteira em segundos.”
Ela continuou:
“É estranho estar lá, porque a vida normal continua em Kyiv, em 90% do tempo, na minha opinião, quando estive lá. Mas quando saí, os bombardeios tinham se intensificado. Eles têm um bom sistema de defesa aérea, então a maioria dos foguetes e bombas não atinge diretamente Kyiv, mas os destroços sim, e os pedaços do que tentam atacar continuam caindo em prédios — e também em pessoas. Mas, se você sabe com antecedência que eles estão vindo, pode ir para um abrigo. Na maioria das vezes, tudo dá certo. Então, eu não tive medo, porque fui com esse conhecimento prévio. Mas, sim, quando o alerta soa e você vê militares andando pelas ruas, é uma imagem muito diferente do resto da Europa, claro.”
Em março de 2022, o WITHIN TEMPTATION foi uma das bandas que participou do concerto beneficente “Save Ukraine – #StopWar”. A maratona uniu mais de 20 países e contou com mais de 50 artistas. A transmissão foi feita a partir de Varsóvia, pelo canal polonês TVP, e também retransmitida por emissoras de diversos países ao redor do mundo.
Fonte: babblemouth