O Grave – que atualmente conta com o vocalista original Ola Lindgren, o baterista Jensa Paulsson (que tocou na banda entre 1988 e 2002), o baixista Jonas Torndal (que integrou o Grave entre 1989 e 1992) e o guitarrista e vocalista Jörgen Sandström (que fez parte da banda entre 1988 e 1995) – acabou de realizar seu primeiro show com essa formação, e foi simplesmente FODA.
O Grave fez seu primeiro show de reunião no dia 5 de abril no Kulturhuset, em Estocolmo, Suécia, onde tocaram apenas músicas de seus quatro primeiros álbuns. O setlist completo foi:
- “Into The Grave”
- “Eroded”
- “Turning Black”
- “Day Of Mourning”
- “Morbid Way To Die”
- “Deformed”
- “In Love”
- “Soulless”
- “Brutally Deceased”
- “Black Dawn” (cover do Corpse)
- “Christi(Ns)Anity”
- “Bullets Are Mine”
- “For Your God”
- “Extremely Rotten Flesh”
- “You’ll Never See”
- “Hating Life”
- “And Here I Die”
Sobre a reunião, Lindgren comentou em agosto de 2024:
“Muito obrigado a todos que comentaram o anúncio da semana passada e que estão tão animados quanto nós. Vamos esclarecer o que essa ‘reunião’ significa. No início deste ano, os outros três membros originais me procuraram para uma reunião. Isso resultou no plano de fazermos alguns ensaios por diversão, para ver se, primeiro, ainda éramos capazes e, claro, se ainda curtíamos tocar juntos.
“Posso dizer que tocar juntos depois de tantas décadas superou muito as expectativas de todos, então decidimos tentar marcar alguns shows – e aqui estamos. Inicialmente, o plano é fazer apresentações em festivais durante 2025.
No momento, não há planos para turnês ou gravações com essa formação, mas quem sabe aonde isso pode nos levar…
“O Grave que implodiu no ano passado não está morto e enterrado, apenas em pausa. [O baterista de longa data Tomas Lagrén] definitivamente não foi expulso da banda, e será decisão dele se quer participar de futuros projetos do Grave quando chegar a hora.”
Fonte: Metal Injection