Foto: Mark Maryanovich
Os brasileiros sempre tiveram a sorte de serem agraciados com shows do Dream Theater no país periodicamente. Com uma base sólida de fãs, os americanos dificilmente deixam o Brasil fora de suas turnês. Neste mês, a Liberation traz a banda para sua décima passagem em terras tupiniquins com novidades, retornos e emoções aos seus fãs apaixonados.
O Bom Filho à Casa Torna
Estes serão os primeiros shows do Dream Theater no Brasil desde o retorno de seu lendário baterista. Após ter deixado a banda em 2010, Mike Portnoy reassumiu seu posto no fim de 2023, em um anúncio que pegou todos os fãs de surpresa.
Durante seu período afastado, Mike Mangini assumiu as baquetas durante treze anos, realizando dezenas de shows no Brasil, incluindo uma belíssima apresentação no Rock in Rio de 2022, última passagem do grupo no país.
Desta vez, os fãs que não tiveram a oportunidade de assistir a banda com Portnoy poderão ver a formação mais clássica do grupo em ação, responsáveis por discos incríveis como Metropolis Pt 2: Scenes From a Memory, Six Degrees of Inner Turbulence e Octavarium.
Setlist com 40 anos de história
Além da bateria, Portnoy assumiu novamente seu lugar montando os setlists que a banda apresenta ao vivo. Desta vez, o grupo tenta visitar toda sua longa discografia, escolhendo clássicos atemporais para serem executados ao vivo.
Dez discos vêm sendo contemplados no setlist da banda, incluindo Parasomnia, novo álbum que será lançado em 2025. Dos que foram gravados na “Era Portnoy”, Whem Dream and Day Unite, Six Degrees of Inner Turbulence e Black Clouds & Silver Linings não têm aparecido nos shows.
Clássicos absolutos da banda como “Metropolis Pt 1: The Miracle and the Sleeper”, “Panic Attack”, “The Mirror”, “Home”, “Spirit Carries On”, “Pull Me Under” e “Octavarium” com seus inacreditáveis vinte e quatro minutos de duração estiveram no setlist. Portnoy não deixou a “Era Mangini” de lado, escolhendo “Barstool Warriors” e “This is the Life” para representá-la.
Durante a passagem da turnê pela Europa, primeira parte da turnê, não houveram mudanças no setlist. Não podemos afirmar com certeza se agora, na América Latina, teremos o mesmo setlist, mas as chances de isso acontecer são altas.
Uma Aula de Técnica e Emoção
O Dream Theater é conhecido no meio musical por suas músicas complexas e técnicas afiadas. Em suas apresentações, isso fica ainda mais claro, tamanha a qualidade dos músicos que formam a banda.
John Myung (baixo), John Petrucci (guitarra), Jordan Rudess (teclado) e Mike Portnoy dispensam apresentações quando o assunto é técnica.O domínio que cada um possui em seus instrumentos é sempre de encher os olhos.
James LaBrie não é o mesmo vocalista que foi em sua época de ouro. Porém, sua voz marcante continua presente, sempre dando um toque de emoção às complexas melodias executadas pela banda. Muito simpático, o “Capitão” é peça fundamental do quinteto americano.
Uma Celebração Histórica
Não são todas as bandas que podem olhar para trás e enxergar quarenta anos de estrada. Novamente com uma das formações de maior sucesso, o grupo apresentará no Brasil uma das turnês mais importantes de sua carreira.
Com performances de um pouco mais de três horas de duração, nenhum fã de Dream Theater deveria deixar de estar presente nas cinco datas que a banda tem agendada no país. Com shows em Belo Horizonte (10), Rio de Janeiro (13), São Paulo (15), Curitiba (16) e Porto Alegre (17), os gigantes do metal progressivo têm tudo para fazer história enquanto celebram sua própria história com os fãs mais apaixonados do planeta.