Em sua primeira edição, THRASH disCONCERT traz nomes de peso a São Paulo

Celebrando a cena underground, o festival atraiu verdadeiros seguidores do metal nacional

Agradecimentos: JZ Press & Metal na Lata
Fotos: Carlos Pupo/Headbangers News

Quem compareceu ao Red Star Studios no último sábado (22) prestigiou uma noite frenética e regada de muito peso. Localizado em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, o estúdio tem uma ótima estrutura de som, iluminação e climatização, promovendo uma experiência de alta qualidade ao público. O espaço dispõe de uma área externa espaçosa, com mesas e cadeiras, além de um bar com opções variadas de bebidas e drinks. Lá também estava a barraca de merch, com camisetas e cd’s à venda. Inclusive, os vinte primeiros pagantes do rolê foram presenteados com material das três bandas, sendo uma boa iniciativa para divulgar o trabalho e agradar os colecionadores.

A Trendkill Inc. foi a responsável pela abertura da noite. Banda paulista formada em 2019, sua formação atual conta com Diego Veras (vocal/guitarra), Ivan Santos (guitarra), Sandro César (baixo/backing vocals) e Alexandre Fontana (bateria). Para aquecer a galera, a banda apresentou seu Self-titled, lançado em 2021 na íntegra e algumas novidades, como “Fear” e “DWTH”, que serão lançadas no próximo trabalho de estúdio. Houve também uma homenagem as mulheres presentes, com a música “Metal Man”.

Os caras têm grande influência do Thrash dos anos 80 e 90 e são músicos versáteis, mostrando o domínio de técnicas variadas. Os vocais são potentes e afiados, dando uma postura de poder ao grupo. Nas cordas, riffs épicos, solos frenéticos e harmônicos matadores. O baixo tem peso e clareza, sendo encorpado e com melodias que se destacam dos demais, como ocorre na intro de “Silence or Death”. A bateria é tradicional, mantendo a característica old-school que a banda traz em suas composições. Uma ótima escolha para preparar o terreno do festival, a Trendkill Inc. é uma grande revelação da cena atual e certamente estão preparando um material de qualidade para o futuro.

Setlist Trendkill Inc.

Trendkill
Silence or Death
Sharpshooter
Corrupted, Corrosion
Metal Man
Fear
DWTH
Duality
Shattered Life

Dando continuidade as atividades, os veteranos do Faces of Death sobem ao palco, preparados para causar o caos. Formada nos anos 90, na cidade de Pindamonhangaba, sua formação conta com o fundador Laurence Miranda (vocal/guitarra), além dos músicos Luiz Amadeus (guitarra), Sylvio Miranda (baixo) e Niko Teixeira (bateria). A banda é brutal, sua sonoridade é composta por influência de subgêneros de peso, como o Thrash, Death e Hardcore. Vocal grave, afinação baixa, riffs e solos matadores e bateria com variações de pedal duplo são algumas das características que consolidam a identidade do grupo. 

Em meio a destruição sonora apresentada pelos caras, houve momentos de protesto, com falas antiracistas e de revolta com atos de violência cometidos pelo ser humano, como o caso da família Manson, que serviu de base para a música “Usurper of Souls”, faixa título do álbum lançado em 2020. Apesar de abordar temas difíceis, também tivemos momentos de descontração, quando Laurence brinca após interromper uma música: “…eu errei porque não bebi!” e após ser presenteado com algumas cervejas por alguns fãs: “Agora é assim, quem errar, bebe! Ta ligado?” 

A apresentação foi dedicada em memória do guitarrista Marcão (Metauro), grande amigo que faleceu devido a complicações cardíacas. “When Calls the Death” (single de 2022) encerrou o show do quarteto, sendo uma escolha honrosa para homenagear o guerreiro do metal. O Faces of Death é uma recomendação indispensável para os apreciadores da música extrema. Os trabalhos são de grande competência e sua construção é técnica e visceral.

Setlist Faces of Death

Priest From Hell
Usurper of Souls
New Wolrd Order
I am the Face of Death
Monster Medium
Human Race
Anno Domini
Fucking Human Gods
Killer…in the Name of God
King of Darkness
When Calls the Death

Para encerrar a noite, o Tosco apresentou seu Crossover/Thrash direto e sem meias palavras. O quarteto de Santos, fundado em 2017 é formado por Osvaldo Fernandes (vocal), Ricardo Lima (guitarra), Carlos Diaz (baixo) e Paulo Mariz (bateria). Com vocal agressivo, instrumental veloz e passagens cadenciadas, as letras transmitem mensagens de indignação com as tragédias que nossa sociedade vem passando, como em “Dois Psicopatas”, que narra o caso de Suzano e em “João do Cão”, que narra a verdade obscura sobre o falso curandeiro que fez fiéis de vítima e foi condenado por seus crimes. 


Abordando esses e outros temas que afligem a nossa realidade, a banda mostrou sua competência em fazer parte da cena e dando continuidade a voz de protesto necessária para conscientizar pessoas através da música. Também fizeram um cover de “United Forces”, do S.O.D, dedicando a galera old school do rolê. E fechando a noite com peso e descontração, improvisaram a clássica versão de “Orgasmatron” do Sepultura, que contou com participação de Laurence do Faces of Death e alguns fãs que subiram ao palco.

Setlist Tosco

Intro
Mais uma vez
Issaki não tem jeito
Dois Psicopatas
Dia de decisão
O Brasil é o crime
Cenário de chacina
Cala a boca Globo
Mercadores da morte
João do Cão
United Forces (S.O.D. cover)
Orgasmatron (Sepultura cover)

A primeira edição do THRASH disCONCERT promoveu três bandas de peso e atraiu fiéis seguidores do metal, que optaram em não ficar em casa, sentados no sofá e foram curtir a noite lá no estúdio Red Star. Como citado durante os shows, o festival terá mais edições e, com certeza, teremos a oportunidade de prestigiar outros grandes nome da cena Underground de nosso país. 

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

About Bruno Santos

O amor pela música nasceu na minha infância e ir em shows é uma de minhas maiores paixões. Também sou um grande fã de games e da cultura geek.

View all posts by Bruno Santos →

One Comment on “Em sua primeira edição, THRASH disCONCERT traz nomes de peso a São Paulo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *