Músico carioca de 21 anos assume o posto de Thiago Caeiro em nova fase da banda, que se prepara para abrir o show de 25 anos de “Rebirth”, do Angra, e já trabalha em seu próximo álbum
Crédito da Foto: Felipe Cavalieri
A Storia anunciou Gabriel Filgueiras como seu novo baterista. Aos 21 anos, o músico, natural do Rio de Janeiro, assume o posto anteriormente ocupado por Thiago Caeiro e passa a integrar oficialmente a formação ao lado de Pedro Torchetti (vocal), Gabriel Veloso (guitarra) e Pablo Guillarducci (baixo).
Assista o novo baterista Gabriel Filgueiras em ação: https://www.instagram.com/reel/Dd1T-L2R2xY/?stkn=MTBndW4wbTd2aW9vNg==
Ouça Storia nas plataformas digitais: https://ffm.to/storia
A mudança acontece em um período importante para a banda. Depois do ciclo de lançamento do álbum conceitual “Revenant: A Righteous Revenge” e de uma extensa agenda de apresentações pelo Brasil, a Storia se prepara para um dos maiores compromissos de sua trajetória: a abertura para o Angra, no dia 3 de outubro, no Tokio Marine Hall, em São Paulo.
Além de baterista, Filgueiras atua como produtor na Revanche Produtora, no Rio de Janeiro. A experiência em estúdio também se conecta ao próximo passo da Storia, que já iniciou a composição de seu novo álbum e pretende concentrar seus esforços no trabalho após a apresentação em São Paulo.
“Estamos animados para essa próxima fase da Storia. Já estamos compondo o novo álbum e, depois desse show abrindo para o Angra, vamos focar 100% nisso. Temos certeza de que os fãs vão gostar muito do Filgueiras na banda”, afirma o vocalista Pedro Torchetti.
Para o baixista Pablo Guillarducci, a chegada do novo integrante está diretamente ligada aos próximos passos planejados pelo grupo. “Gabriel foi uma grande adição ao time! Não haveria um batera melhor para concretizar nossos planos futuros”, comenta.
Mudança encerra ciclo com Thiago Caeiro e abre nova etapa
A entrada de Gabriel Filgueiras marca também o encerramento do ciclo de Thiago Caeiro na formação. O baterista participou de um período importante na trajetória da Storia, integrando a banda durante a construção e divulgação do universo conceitual de “Revenant” e acompanhando o crescimento do grupo nos palcos.
Com Caeiro na bateria, a Storia lançou trabalhos como “The Kaer Slaughter”, com participação de Craig Cairns, vocalista do Tailgunner, além da versão acústica de “Rise of the Silver Knights” e do álbum “Revenant: A Righteous Revenge”.
O período também levou a banda a uma agenda mais extensa de shows. Em 2026, a Storia integrou a “Epic Tales Brasil Tour Part 2”, de Fabio Lione, não apenas como convidada especial, mas também acompanhando o vocalista italiano como banda de apoio durante a turnê.
A chegada de Gabriel Filgueiras, portanto, coincide com o início de um novo ciclo criativo para a Storia e com os primeiros passos rumo ao sucessor de “Revenant: A Righteous Revenge”.
Estreia da nova fase será ao lado do Angra em São Paulo
Um dos primeiros grandes compromissos desta nova etapa será justamente em São Paulo. No dia 3 de outubro, a Storia participa da noite especial dedicada aos 25 anos de “Rebirth”, álbum lançado pelo Angra em 2001 e que marcou o início de uma nova fase na história do grupo.
A apresentação no Tokio Marine Hall terá o Angra celebrando “Rebirth” e contará com a participação especial de Edu Falaschi, vocalista que gravou originalmente o disco. O Hibria também integra a programação, enquanto a Storia será responsável pela abertura da noite.
O encontro ganha um significado especial dentro da própria trajetória da Storia. Nos últimos anos, a banda vem ampliando sua presença nos palcos e dividindo turnês e apresentações com nomes de destaque do metal melódico brasileiro e internacional.
Em 2026, essa trajetória ganhou um novo capítulo com a participação na turnê de Fabio Lione, experiência que levou a Storia a diferentes regiões do país e antecede a atual mudança de formação.
Depois da apresentação com o Angra, a prioridade será o estúdio. A banda pretende direcionar suas atividades para a composição e produção de seu próximo trabalho de inéditas.
O sucessor de “Revenant: A Righteous Revenge” ainda não teve título ou previsão de lançamento divulgados, mas as primeiras composições já estão sendo desenvolvidas.
A formação atual da Storia é:
Pedro Torchetti — vocal
Gabriel Veloso — guitarra
Pablo Guillarducci — baixo
Gabriel Filgueiras — bateria
SERVIÇO
Angra — 25 anos de “Rebirth”
Data: 3 de outubro de 2026
Local: Tokio Marine Hall
Cidade: São Paulo/SP
Angra: apresentação especial de “Rebirth”, com participação de Edu Falaschi
Convidado especial: Hibria
Abertura: Storia
Ingressos: https://www.ticketmaster.com.br/event/angra-tokio-marine-hall
