ENSLAVED lança EP digital com cantos de trabalho marítimos ‘Sea Shanties’

Crédito Foto: Marlene Grygo
Esq.-Dir.: Grutle Kjellson (Enslaved), Ivar Bjørnson (Enslaved), Roald Kaldestad (Storm Weather Shanty Choir), Haakon Steinar Vatle (Storm Weather Shanty Choir).

Hoje, os pioneiros do metal progressivo norueguês, Enslaved, têm a honra de revelar sua mais nova criação: duas gravações exclusivas de sea shanties (cantos de trabalho marítimos), realizadas em colaboração com o Storm Weather Shanty Choir. O coro é originário do Statsraad Lehmkuhl, o grandioso navio veleiro de Bergen, na Noruega.

As faixas intitulam-se ‘Fire Marengo‘ e ‘Anna Lovinda‘. A primeira é uma canção tradicional de marinheiros, enquanto a segunda foi escrita pelo falecido marinheiro e ícone cultural norueguês Erik Bye.

Enslaved explicou a origem da colaboração:

“O Enslaved nasceu na costa oeste da Noruega, onde as montanhas mergulham no mar e a história é conduzida pelo vento e pelas marés. Bergen não é apenas uma cidade litorânea; é um limiar entre a terra e o oceano, entre o mito e a experiência vivida. Aqui, o mar não é cenário. É memória, trabalho, partida e retorno.

Um dos símbolos vivos mais poderosos desta herança é o Statsraad Lehmkuhl, o imponente navio de Bergen que ainda cruza os oceanos. Em torno dessa embarcação, a tradição dos shanties respira — canções nascidas do ritmo, das cordas, do sal e do esforço coletivo. Foi desse ambiente que surgiu o Storm Weather Shanty Choir.

Nossa conexão com o navio começou em 2014. Fomos convidados a compor e apresentar uma peça exclusiva no convés do Statsraad Lehmkuhl. Naquela noite, o metal ecoou pelo porto — um encontro entre a antiga tecnologia movida a vento e o moderno ritual amplificado. Não pareceu um contraste, mas sim uma continuidade.

Desde então, floresceu uma amizade, especialmente com Haakon Vatle, diretor da fundação do navio e um dos mais dedicados guardiões dessa tradição. Ele costuma dizer que os marinheiros foram os primeiros ‘metalheads’ — pessoas que enfrentavam as forças da natureza diariamente e respondiam a elas com música. Há verdade nisso. Os shanties não eram entretenimento; eram encantamentos funcionais — o ritmo como sobrevivência.

Em novembro de 2025, durante o concerto de 20 anos do coro em Bergen, unimos forças em ‘Fire Marengo’ e ‘Anna Lovinda’. A colaboração não pareceu uma fusão, mas um reconhecimento — duas expressões da mesma herança costeira convergindo. Gravamos o material no início de 2026 para que esse encontro não fosse apenas efêmero, mas uma continuação.

Pois no centro — no mið — não encontramos isolamento, mas uma origem comum. Vento, ritmo, voz. O mesmo pulso que outrora movia velas, agora move amplificadores. O mar se lembra. E nós também.”

Ouça as faixas aqui: https://enslaved.bfan.link/shanty-songs
Assista ao visualizer de ‘Fire Marengo’: 

Enslaved & Storm Weather Shanty Choir
01. Fire Marengo
02. Anna Lovinda

Enslaved ao vivo em 2026

27 Mar 26    NO – Kongsberg @ Musikkhuset Energimølla
28 Mar 26    NO – Brattvåg @ Ingebrigt Davik-huset
04 Apr 26    NO – Oslo @ Inferno
23-26 Jul 26    US – Montana @ Fire In The Mountains

Ingressos disponíveis aqui: Turnê – Enslaved

Sem nunca vacilar, o icônico Enslaved continua sendo um dos pilares mais originais e confiáveis do metal mundial. Com a reputação de ser um dos atos ao vivo mais viscerais da atualidade, a banda entrega talento de alto calibre, honrando sua sonoridade única que une o black metal ao progressivo.

Atualmente, o Enslaved vive uma fase excepcional — uma banda em seu estado mais existencialista e consciente, orgulhosos cidadãos de Bergen carregando a tocha da extraordinária história musical de sua terra natal. Seu material mais recente mostra o grupo em seu auge criativo, combinando a fúria de seus primeiros trabalhos com a sofisticação de suas composições mais ambiciosas e assombrosas até hoje.

Enslaved é:
Ivar Bjørnson | guitarra 
Grutle Kjellson | vocais guturais
Arve ‘Ice Dale’ Isdal | guitarra
Håkon Vinje | teclado, vocais limpos
Iver Sandøy | bateria

Site | Bandcamp | Facebook | Instagram | Twitter | Spotify | YouTube | Apple Music

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *