Steven Wilson, líder do Porcupine Tree e uma das figuras mais influentes do rock progressivo contemporâneo, vem ao Brasil em 2025 para uma apresentação que promete ficar entre os grandes shows do ano.
O cantor, compositor e guitarrista traz a São Paulo a turnê cinematográfica do álbum The Overview, previsto para lançamento em 14 de março, que marca o oitavo disco de sua carreira solo. Composta por apenas duas faixas épicas – “Objects Outlive Us” e “The Overview” – a obra totaliza 42 minutos de música contínua e promete ser uma das mais ambiciosas da trajetória do artista.
Em comunicado, Wilson explicou que o conceito do álbum se inspira na experiência de astronautas que observam a Terra do espaço:
“Astronautas que veem a Terra do espaço relatam uma mudança cognitiva transformadora, marcada por uma intensa apreciação da beleza e maior conexão com as pessoas e o planeta. Mas nem todas as experiências são positivas – alguns enxergam a Terra como insignificante, e a humanidade como problemática. O álbum reflete isso ao apresentar imagens e histórias da vida na Terra, boas e ruins.”
A turnê de The Overview contará com um longa-metragem dirigido por Miles Skarin, colaborador visual de longa data de Wilson, exibido nos telões durante os shows.
Apesar do lançamento recente de um disco de rock progressivo com o Porcupine Tree em 2022, a carreira solo de Steven Wilson tem explorado novas sonoridades. Os álbuns The Harmony Codex (2023) e THE FUTURE BITES (2021) incorporam influências eletrônicas, com a guitarra frequentemente em segundo plano.
A apresentação única em São Paulo será em 17 de outubro, no Tokio Marine Hall. Os ingressos já estão à venda pelo site da Ticketmaster.
