Mikael Jan Svanberg, mais conhecido como Lord Ahriman, guitarrista principal e único membro fundador do DARK FUNERAL, confirmou em entrevista ao Underground’s Voice que está trabalhando em novas composições para o sucessor do álbum We Are The Apocalypse (2022).
“Tenho escrito de forma intermitente por bastante tempo. É super melódico, muito cativante, com riffs mais groovy e diferentes do que já fiz antes. Mas ainda é cedo para dizer exatamente onde isso vai parar”, declarou o músico
Em março deste ano, Lord Ahriman passou por sua terceira cirurgia de hérnia, mas continua focado na produção do novo material.
O DARK FUNERAL surgiu em 1993, quando Lord Ahriman e Blackmoon fundaram a banda que se tornaria um dos nomes mais influentes do black metal. O primeiro mini-álbum autointitulado, gravado no Unisound Studio de Dan Swanö, foi lançado em 4 de maio de 1994 e rapidamente chamou a atenção da cena internacional.
Ao longo de sua trajetória, o grupo lançou sete álbuns, passou por diversas mudanças de formação e realizou turnês em mais de 45 países, dividindo palcos com nomes como DIMMU BORGIR, CANNIBAL CORPSE, DEICIDE, GOATWHORE e ENSLAVED. Entre seus reconhecimentos, Diabolis Interim foi indicado ao prêmio P3 Guld de melhor álbum de metal, enquanto Where Shadows Forever Reign recebeu duas premiações, pelo P3 Guld sueco e pelo Metal Hammer alemão.
Recentemente, em agosto de 2024, a Century Media lançou a versão remasterizada do álbum de estreia da banda, Dark Funeral (30th Anniversary Edition), remixado por David Castillo e remasterizado novamente por Thomas “Plec” Johansson.