Blessthefall – 20 anos de sucesso

Blessthefall é uma banda de metalcore/post-hardcore americana de Phoenix, Arizona, assinada com a Rise Records. A banda foi fundada em 2004 pelo guitarrista Mike Frisby, baterista Matt Traynor e baixista e vocalista Jared Warth. Seu álbum de estreia, His Last Walk, com o vocalista original Craig Mabbitt, foi lançado em 10 de abril de 2007. Seu segundo álbum de estúdio, Witness, com o vocalista atual Beau Bokan, foi lançado em 6 de outubro de 2009. Seu terceiro álbum de estúdio, Awakening, foi lançado em 4 de outubro de 2011. Seu quarto álbum de estúdio, Hollow Bodies, foi lançado em 20 de agosto de 2013. To Those Left Behind é o quinto álbum de estúdio da banda, lançado em 18 de setembro de 2015. Seu sexto álbum de estúdio, Hard Feelings, foi lançado em 23 de março de 2018. Após a saída de Traynor, Warth tornou-se o único membro original restante da banda. Em maio de 2023, a banda retornou de uma breve pausa com o lançamento de “Wake the Dead”, sua primeira música em cinco anos.

História da banda


Formação, mudanças na formação e His Last Walk (2004–2007)


Blessthefall surgiu das sessões de prática do ensino médio do guitarrista rítmico Mike Frisby, guitarrista solo Miles Bergsma, baterista Matt Traynor, baixista e vocalista Jared Warth, tecladista e vocalista Andrew Barr e, mais tarde, vocalista Craig Mabbitt. A chegada de Mabbitt resultou na mudança de Barr para teclado exclusivamente. Barr então partiu no início de 2005, com Warth assumindo os teclados quando necessário. Após a saída do membro fundador Miles Bergsma para frequentar a faculdade no Berklee College of Music, em Boston, eles lançaram um EP de três faixas e o novato Eric Lambert (substituto de Bergsma) tornou-se o guitarrista solo para formar sua primeira formação sólida. Shows na área de Phoenix com Greeley Estates e uma orientação abertamente religiosa trouxeram à banda imprensa local e um contrato com a subsidiária da Warner, Science Records. A banda então fez turnê com Alesana e Norma Jean pelos Estados Unidos e Canadá. Seu álbum de estreia, His Last Walk, foi lançado em 10 de abril de 2007, recebendo críticas mistas. Alcançou o 32º lugar no gráfico Heatseekers da Billboard dos EUA. O álbum vendeu mais de 65.000 cópias, e seus singles venderam mais de 100.000 cópias.

Blessthefall fez turnê com Escape the Fate, LoveHateHero, Before Their Eyes e Dance Gavin Dance na turnê Black on Black durante setembro e outubro de 2007. Eles também fizeram parte das turnês Underground Operations Tour e Loathing Tour 2007, abrindo para Protest the Hero e All That Remains, juntamente com as bandas de abertura, Threat Signal e The Holly Springs Disaster. Eles fizeram parte da turnê de outono do From First to Last, começando em 1º de novembro com A Skylit Drive e Vanna. A banda também completou todo o circuito da Warped Tour 2007 nacionalmente.

Saída de Mabbitt e entrada de Bokan (2007–2008)

Enquanto em sua primeira turnê europeia (com Silverstein) no final de 2007, Craig Mabbitt deixou a banda durante a parte do Reino Unido para passar mais tempo com sua filha, cuja infância ele sentia que estava perdendo. Pelo resto da turnê, Jared Warth preencheu os vocais enquanto tocava teclado. Quando Mabbitt tentou mais tarde voltar para o Blessthefall, os membros da banda decidiram não deixá-lo voltar, preferindo seguir em frente sem ele. Em 15 de dezembro de 2007, o Blessthefall postou um blog em sua página no MySpace anunciando sua separação de Mabbitt, enquanto Mabbitt postou um boletim em sua página pessoal do MySpace declarando sua vontade de retornar à banda. Apesar da saída, Mabbitt permaneceu grande amigo da banda.

Craig Mabbitt afirmou que no dia seguinte após terminar de gravar seu primeiro álbum com Escape the Fate, This War Is Ours, recebeu uma ligação da administração do Blessthefall pedindo para voltar para a banda, mas ele recusou. Mabbitt sentiu que havia muita animosidade com sua administração. Ele também sentiu que a banda sabia que ele havia acabado de terminar um novo álbum e que era apenas uma má hora, especialmente porque ele havia implorado para voltar nos oito meses anteriores.

A última música que a banda gravou e lançou com Mabbitt, chamada “I Wouldn’t Quit If Everyone Quit”, foi lançada na reedição de His Last Walk.

Pouco depois disso, em 26 de setembro de 2008, a banda anunciou que havia feito de Beau Bokan o novo vocalista principal e tecladista. Bokan juntou-se à banda depois de sair do Take the Crown, um grupo que lançou um EP e um álbum completo, mas se separou devido às saídas de James Campbell e Tony Gonzalez, falta de administração e encargos financeiros.

Witness e primeiro show no Brasil (2009–2010)


Após sua turnê com Silverstein, Norma Jean e Before Their Eyes, a banda entrou no estúdio em maio de 2009 para gravar seu segundo álbum, Witness. Em 13 de maio, a banda assinou com a Fearless Records e trabalhou no álbum com o produtor Elvis Baskette.

Em 3 de junho, a banda anunciou via MySpace que havia terminado oficialmente a gravação de seu novo álbum e que seria lançado no outono. Eles também fizeram uma turnê de meio de ano com August Burns Red e Enter Shikari. Em julho, o Blessthefall lançou um trecho de música em sua página no MySpace

intitulada “God Wears Gucci”, lançada no iTunes para download em 11 de agosto de 2009. Em setembro de 2009, a banda carregou outra faixa em sua página do MySpace intitulada “What’s Left of Me”. Witness foi lançado em 6 de outubro de 2009.

A banda passou pela primeira vez ao Brasil em 23 de Agosto de 2009. A banda tocou na finada casa Inferno Club.

Em junho de 2010, o Blessthefall fez uma turnê pela Nova Zelândia em apoio ao Saosin, e na Austrália em apoio ao Story of the Year e Saosin. Blessthefall tocou em Auckland, Sydney, Melbourne, Brisbane e Adelaide. Após o lançamento de Witness, a banda co-liderou a Atticus Fall Tour com Finch, Drop Dead, Gorgeous e Vanna de 10 de outubro de 2009 a 19 de novembro. Outras bandas na turnê incluíam Of Mice & Men e Let’s Get It.

Em outubro de 2009, a banda anunciou no YouTube que estava trabalhando em um videoclipe para “What’s Left of Me”, que foi lançado em 14 de dezembro de 2009, no MySpace Metal.

Em 2009, a banda levou para casa o prêmio de Melhor Banda de Noise/Screamo, assim como o prêmio de Melhor Banda Hardcore no Arizona Ska Punk Awards de 2009. Um ano depois, a banda foi novamente premiada como Melhor Banda Hardcore na cerimônia de premiação de 2010.

Ainda em 2010, a banda tocou ao Brasil em menos de um ano ao lado do Augusts Burns Red no Carioca Club dia 21 de Agosto daquele ano.

Em abril de 2010, a banda foi destaque no álbum Punk Goes Classic Rock, fazendo uma versão de “Dream On” do Aerosmith.

Sua música “To Hell and Back”, lançada em Witness, foi lançada na trilha sonora de Tom Clancy’s Splinter Cell: Conviction, da Ubisoft. O trailer do jogo foi lançado em 9 de abril de 2010.

Saída de Frisby e Awakening (2011–2012)


Em 15 de fevereiro de 2011, a banda anunciou que Mike Frisby havia deixado a banda para seguir outro caminho, deixando o baixista e vocalista Jared Warth e o baterista Matt Traynor como os dois únicos membros fundadores remanescentes da banda. Elliott Gruenberg, anteriormente do Before Their Eyes, Legacy e Settle the Sky, seria permanentemente na guitarra. Bokan confirmou que o Blessthefall não tocaria no Warped Tour 2011, mas estaria gravando seu terceiro álbum completo, que começou em Orlando, Flórida, em 17 de maio de 2011. Michael “Elvis” Baskette, que produziu seu álbum anterior, também produziu esse esforço. A banda esperava contar com vocalistas convidados, incluindo Ronnie Radke do Falling in Reverse (anteriormente do Escape the Fate) e Tim Lambesis do As I Lay Dying, mas foi posteriormente confirmado que não haveria vocais convidados.

Blessthefall juntou-se a Emmure, Alesana, Motionless in White e outras bandas no All Stars Tour. A banda foi a principal atração da turnê Fearless Friends com The Word Alive, Motionless in White, Tonight Alive e Chunk! No Captain Chunk!. Eles lançaram o vídeo oficial de “Promised Ones” em 11 de novembro de 2011, que começa com a música de introdução do álbum intitulada Awakening. De acordo com uma entrevista em vídeo com Lambert e Bokan, o Blessthefall planejava entrar no estúdio em fevereiro para gravar um EP com Tim Lambesis do As I Lay Dying. Mais tarde, Matt Traynor confirmou que isso não era verdade. Devido a restrições de tempo, eles tiveram que adiar a gravação do EP até depois do Warped Tour. Os planos para este EP foram cancelados desde então, de acordo com o guitarrista Eric Lambert em uma entrevista com Bryan Stars.

Hollow Bodies e terceira passagem pelo Brasil (2012–2014)


Em 4 de outubro de 2012, a banda confirmou que estava escrevendo um quarto álbum. A gravação deste álbum começou em 19 de abril de 2013 e terminou em 21 de maio de 2013. Hollow Bodies foi subsequentemente lançado em 20 de agosto de 2013, alcançando o 15º lugar nas paradas de álbuns da Billboard 200 com 21.888 cópias vendidas em sua primeira semana. O álbum inteiro foi realmente transmitido através do site da Billboard uma semana antes do lançamento real. Joey Sturgis produziu o álbum.

Foram lançados três singles, incluindo “You Wear a Crown But You’re No King”, “Déjà Vu” e “See You on the Outside”.

A segunda passa ao Brasil aconteceu dia 01 de Fevereiro na antiga casa Clash Club, eles tocaram ao lado da banda The Word Alive, foi um show sensacional.

A banda fez turnê no Warped Tour 2013, ao lado de Motion City Soundtrack, Big D and the Kids Table, Five Knives, Itch, Echosmith e Goldhouse.

Em 17 de janeiro de 2014, a banda anunciou sua próxima turnê norte-americana para promover Hollow Bodies.

Em 10 de dezembro de 2014, a banda foi anunciada como parte do Warped Tour 2015.

To Those Left Behind, Hard Feelings, última passagem pelo Brasil e hiato (2015–2020)


Em 1º de maio de 2015, a banda anunciou que estava trabalhando em um novo álbum. Em 11 de junho de 2015, eles anunciaram que seria intitulado To Those Left Behind. Foi lançado em 18 de setembro de 2015. Em 14 de julho, a banda lançou o áudio oficial da música “Up in Flames” do álbum. Em 4 de agosto, a banda anunciou a data de lançamento de seu segundo single, “Walk on Water”, que foi lançado em 7 de agosto junto com as pré-encomendas online.

Em 28 de setembro de 2016, a banda anunciou que estava em turnê com Crown the Empire, New Years Day e Too Close to Touch. A banda foi anunciada em 22 de março de 2017 para tocar no Warped Tour 2017. Em 26 de janeiro de 2018, eles anunciaram que assinaram um novo contrato de gravação com a Rise Records. Seu sexto álbum de estúdio, Hard Feelings, foi lançado pela Rise Records, em 23 de março. Em 17 de agosto de 2018, o baterista Matt Traynor anunciou que estaria saindo da banda após a turnê Hard Feelings com The Word Alive, citando sua família como a principalrazão.

A última passagem da banda pelo Brasil aconteceu em 2015 ao lado ao Asking Alexandria, o show foi no dia 12 de Dezembro no Carioca Club

Após uma turnê de aniversário de dez anos para Witness na segunda metade de 2019, a banda deixou de atualizar suas contas nas redes sociais, com o último tweet sendo postado em 9 de janeiro de 2020. Em dezembro de 2022, os quatro membros restantes removeram a banda de seus perfis pessoais nas redes sociais, implicando que a banda havia chegado a um fim silencioso.

Retorno e nova música, e retorno ao Brasil (2023–presente)

Em 22 de maio de 2023, a banda anunciou seu retorno e lançou sua primeira peça de material novo em cinco anos. O single, intitulado “Wake the Dead”, foi lançado em 23 de maio, e a banda anunciou uma turnê de aniversário de 10 anos para seu álbum Hollow Bodies, com Caskets, Kingdom of Giants e Dragged Under, que acontecerá ao longo de agosto e setembro nos EUA e Canadá.

Nesta nova turnê pela América Latina, o repertório dos shows também contemplará músicas consagradas dos discos anteriores, como do debut His last walk, do clássico segundo disco Witness, do aclamado Awekening, além de Hollow Bodies, o quarto da discografia e considerado por muitos fãs como o ápice da banda.

A turnê de 2024 do também passará por todos os principais mercados da América Latina, começando com três shows no México (Monterrey, Guadalajara e Cidade do México), Bogotá (Colômbia), Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina).

Nos sigam e deêm um like na gente \m/
error
fb-share-icon

About Guilmer da Costa Silva

Movido pela raiva ao capital. Todo o poder ao proletariado!

View all posts by Guilmer da Costa Silva →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *