sonoridadeunderground

Metal Negro da Revolução

Metal Negro da Revolução

Muitas pessoas acabam sendo atraídas pelo metal extremo, seja pela curiosidade, seja pela temática, pela barulheira ou pra querer chamar a atenção pelas camisetas com pentagrama e cruzes invertidas na escola quando se é adolescente. Falando pela minha experiência de uma criança que cresceu numa cultura católica, que escolheu não fazer a crisma por não achar mais sentido naquilo tudo, eu já me encontrava num agnosticismo que mais tarde se encontraria no ateísmo, quando tive contato com bandas mais extremas e escutar e ver clipes como os do Behemoth ainda me causavam um certo desconforto advindo da minha crença teísta ou pelo menos dos resquícios dela.

A partir dessa época, cresci ouvindo e me aprofundando nas bandas de black metal, é claro que estou longe de ser um headbanger, estou muito mais pro lado punk da força, mas não é impedimento de conhecer outras vertentes. Com o passar do tempo fui entendendo melhor os simbolismos, lendo uma letra aqui e outra acolá, me identificando com as mensagens anti-religião e blasfêmias das bandas, desmistificando o satanismo. Até que comecei a me deparar com as posturas polêmicas de algumas bandas e integrantes, posturas racistas e simpatia pelo nazismo. Fora o fato de existir bandas explicitamente neonazistas, bandas estas denominadas como NSBM (nacional socialist black metal). Infelizmente isso não é exclusividade do black metal, houve essa cooptação da extrema direita em outros movimentos musicais também.

* Foto da banda Dawn Ray’d

Hoje em dia ouvir black metal é quase como pisar em cascas de ovos, é preciso saber onde está pisando e mesmo assim, somos pegos de surpresa com algum podre ou cagada de alguma banda ou integrante. Por isso a recomendação de hoje são de dois vídeos do canal Flashbanger onde são indicadas 10 bandas de black metal antifascistas para você ouvir sem se preocupar em descobrir depois que os integrantes tem projeto de banda neonazista ou que receberam conteúdo de grupos de extrema-direita pelos correios.

10 bandas de Black Metal Antifascista | Parte 01

10 bandas de Black Metal Antifascista | Parte 02

Não deixem de curtir, comentar, compartilhar e se inscrever no canal do Flashbanger pra dar aquele apoio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *