Ícone do hardcore nova-iorquino está de volta ao Brasil; encontro histórico será dia 21/3, em São Paulo

 

Duas das bandas importantes e com histórico de respeito na música pesada, Sick of it All e Converge protagonizarão no dia 21 de março um dos encontros mais potentes de 2020 em São Paulo. Juntos, o ícone do hardcore nova-iorquino e o representante máximo contemporâneo do hardcore/metal proporcionam um requisitado ‘duelo de titãs’ no Carioca Club, em evento – realizado pela Powerline Music & Books junto à CP Management – que ainda terá shows das bandas nacionais Test e Institution.

O Sick of it All, recém adicionado ao evento do dia 21/3, está imponente e perseverante há quadro décadas no hardcore. Do subúrbio do Queens (distrito de Nova Iorque), a banda formada pelos irmãos Lou e Pete Koller se emparelha a nomes com Madball, Agnostic Front, Biohazard e Cro-Mags como responsáveis por pulverizar ao mundo uma forma de se fazer hardcore com mais agressividade, cheio de riffs inspirados pelo metal, betdowns e vocais em coro.

Como toda autêntica lenda, a trinca de estreia do Sick of it All é emblemática e impecável: Blood, Sweat and No Tears (1989), Just Look Around (1992) e Scratch the Surface (1994), com diversas músicas que ainda engrossam os repertórios da banda nos dias de hoje.

Os demais álbuns da carreira, inclusive outros de décadas seguintes, também legitimam a representatividade mundial do SOIA. Impossível ficar indiferente diante do Call to Arms (1999), Death to Tyrants (2006) ou o mais recente, Wake the Sleeping Dragon! (2018).

A sonoridade furiosa junto às letras com críticas sociais que parecem ter sido escritas para a realidade de muitos em pleno 2020, fazem do Sick of it All uma banda avassaladora e barulhenta (no melhor dos sentidos) tanto em estúdio quanto nos palcos, onde, aliás, os nova-iorquinos têm vasta experiência por todos os cantos do planeta.

Sick of it All é uma obrigação para quem gosta e quem quer entender o que de fato significa fazer e viver o hardcore, banda e estilo que pavimentou a música pesada para, anos mais tarde, nomes como Converge aparecer e dar continuidade – com personalidade e mais peso – ao que outrora a lenda de Nova Iorque começou.

CONVERGE – O Converge é mundialmente conhecido pelo autêntico – e pontual – rótulo ‘hardcore torto’, devido aos criativos, estridentes, pesados, carregados de groove e às vezes ora progressivos, ora complexos riffs. A ousadia também é uma constante na carreira da banda: facilmente se encontra elementos de outras vertentes entre as músicas, como punk, thrash metal e até noise, sem nunca perder o fio condutor agressivo e barulhento.

O mais recente lançamento, o oitavo álbum da discografia, é The Dusk in Us (2017), que trilha os mesmos caminhos do anterior, o aclamado All We Love We Leave Behind (2012), ainda com rastros do devastador e emblemático Jane Doe (2001), um dos discos mais influentes da música pesada dos anos 2000.

SERVIÇO
Converge e Sick of it All em São Paulo
Evento: https://www.facebook.com/events/719340981914810
Data: 21 de março de 2020 (sábado)
Horário: 18 horas
Local: Carioca Club (rua Cardeal Arcoverde, 2899, São Paulo/SP)
Ingresso: Pista – R$ 140,00 (2º Lote, meia promocional e estudante); Camarote – R$ 180 (1º Lote, meia promocional e estudante)
Venda online: https://pixelticket.com.br/eventos/4585/converge-em-sao-paulo
Venda física: Locomotiva Discos (rua Barão de Itapetininga, 37 – Centro, SP)
Classificação etária: 16 anos